sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Olaa a todos Muitos dias sem postar, mas vamos la De Chile Chico seguimos para Cochrane, ficamos 1 dia e seguimos para uma reserva onde conseguimos avistar huemules e carpintero (pica-pau) De Cochrane fomos para um lugar no meio do nada (pra variar um pouco) Chama Rio Nadis, e a dona, uma alema, nos recebeu muitissimo bem. Ficamos 2 dias la no meio do nada com sua familia e seguimos para Caleta Tortel. Caleta Tortel eh um publo muito pitoresco, nao ha ruas nem carros, apenas passarelas de madeira. O duro e ter que subir e descer tudo, mas eh bem legal. De la seguimos para os ultimos km da Carretera Austral, cruzamos de Puerto Yungai para os ultimos 100km onde conheci Jose e Corinne (Equador e EUA). Mais 100km e chegamos A Villa o{higgins, ultima cidade da Carretera! Em Villa Ohiggins fui ver um Glaciar Chico, do campo de Hielo Sur. Depois desse dia Dirk foi embora pra Coyhaique e eu fiquei sozinho novamente. Meu dinheiro tinha acabado e nao tem caixa ou banco nessa Villa. O problema eh que para cruzar para a Argentina tem que pegar um ferry bem caro (56 doletas), mas convenci o dono a fazer na faixa pra mim (to muito cara de pau, meu deus). Segui viagem junto com Corinne, Jose e Richard (um ingles muito maluco que saiu do Alaska em 2004 de bike). Para cruzar para Argentina tem que passar um trecho muito ruim de trilha, e com os alforges a coisa fica pior, mas com bom humor passamos tudo. Ja na Argentina teriamos que pegar um barco para cruzar a Laguna del Desierto, o problema foi que eles cobraram 15 pesos por cada bicicleta e Rich ficou inconformado. Na hora de assinar seu nome ele rabiscou tudo o controle do barco. O capitao parou o barco e falou que todos iriam descer, maldito ingles! Convencemos que estava tudo bem e entao ele escreveu seu nome certo, meio que a contra gosto (e com a policia do lado) e seguimos. Na Argentina, mais 40km e chegamos a El Chalten, a capital nacional do Trekking argentino, onde fica o CErro Torre e o famoso Fitz Roy. A cidade e muito massa, tem um clima diferente e todo mundo respira trekking. Ficamos 3 dias no camping municipal so fazendo trilhas e comendo doce de leite (barato pra caramba). Conheci Dario, um ingles que vai dar a volta ao mundo de PATINS carregando como se fosse um carrinho de compras! Depois eu que sou maluco. Ainda sem dinheiro (nao tem caixa eletronico em el chalten) segui mais 220km ate el Calafate no meio da pampa argentina, leia-se DESERTO. Em 2 dias de muito vento chegamos a el Calafate e finalmente consegui sacar dinheiro e me virar um pouco. Alugamos um carro nos 4 e fomos para o Glaciar Perito Moreno, o duro eh que esqueci minha CNH no Brasil e o ingles foi dirigindo. Meu deus do ceu, que sufoco. Alem do cara ser bem ruim de volante, ele teimava que estava na inglaterra e tinhamos que ficar lembrando ele que a pista certa eh a da DIREITA. Foram 80 kms de emocao. Na volta nao aguentei e voltei dirigindo. Em El calafate percebi que meu quadro tinha quebrado, em 2 partes e o garfo tambem tava tricado. Sem condicoes de consertar desmontei ela e deixei o quadro numa bicicletaria e to carregando as pecas comigo (Mal ai secaoo). De El Calafate tomei um onibus ate Puerto Natales, cidade onde fica o famoso Parque Torres del Paine. Mal cheguei em Puerto Natales e tomei um onibus para o parque. Ha basicamente 2 tipos de trilha, o circuito grande e o W. O w demora 3-4 dias para ser feito. No primeiro dia subi ate o acampamento Base torres, no dia seguinte de manha subi ate o Mirador e tive uma surpresa nao muito agradavel. Um israelense estava em cima de uma rocha mirando as Torres e um vento (aqui nao eh brincadeira o vento) o derrubou uns 7 metros e ele foi rolando morro abaixo. Fui um dos primeiros a chegar e ajudei no que pude pra salva-lo. Depois de imobilizado em uma maca, comecamos a baixar. Foram 3 horas pra baixar ele ate o acampamento. No acampamento tentamos chamar um helicoptero mas o vento estava muto forte entao tivemos que baixar ele ate o El Chileno. Por sorte tinha uma medica com a gente orientando. Ele quebrou as 2 pernas, varias costelas, um braco e n sei se teve ferimento interno. Nesse mesmo dia segui para o acampamento Italiano e o tempo estava muito ruim, tomei muita chuva e o vento me derrubou muitas vezes. Para atravessar o rio que tem no meio da trilha foi meio foda. Cheguei ja tava escurecendo e minhas coisas todas molhadas hehe. Dia seguinte subi um pouco ate o Acampamento britanico e desci em direcao a portaria. Nao fui ate o Glaciar Grey pq nao tinha mais tempo, e ja vi tanto glaciar que um a mais nao faz mais diferenca. Amanha vou tentar ir pra Punta Arenas, mas n sei se vai dar. Consegui um voo para BsAs dia 26 de EL calafate, e tenho que voltar pra la. Veremos... Fotos amanha!




5 comentários:

Fábio disse...

cara de pau então?
estilo ratão de esgoto

Unknown disse...

American !!
To em Bs As ainda ate dia 01.
Se chegar aqui por esses dias,me manda msg e vamos tomar um vinho (mto barato aqui) pra comemorar sua aventura !
Bjo e boa sorte !!

Mi e Ri disse...

Freak! Sem comentários! Abraço e até qualquer dia!
Butchão

Unknown disse...

Camarada.... que aventura, hein !!!!
Parabéns pela iniciativa.... e pelo bom gosto !!!!

Unknown disse...

Olá Bruno.
Poderia me dar algumas informações sobre acampar nessa parte do chile(Carretera Austral) em fevereiro?

Abç