terça-feira, 22 de janeiro de 2008

De coyhaique

De Futalefu conseguimos uma carona de uns 20km ate um cruzamento de vicinais, pedalamos mais uns 20 kms e conseguimos outra carona de volta pra Carretera Austral. No caminho meu bagageiro simplesmente se partiu em dois. Fizemos uma gambiarra com zip-ties e ficou bem firme. Andamos mais alguns km e em La Junta consegui alguem para solda-lo. De La Junta mais 30km e cheguemos ao El Pangue Lodge, onde estavam esperando Dirk (hj descobri que nao eh Dick) www.elpangue.cl com puta comida boa. Sao varias cabanas a beira do lago, lugar bem bonito.
Dia seguinte seguimos ate o Parque Nacional Queulat, onte ha um glaciar imenso. Decidmos por nao acampar no Parque e tentar fazer um camping selvagem. Achamos um bom lugar a beira do rio e montamos as barracas.

No dia seguinte subimos a costa Quelat, uma subida de uns 500 m de desnivel e que consumiu toda minha panturillha, estava meio chovendo mas agradavel para pedalar. Fizemos mais um desvio de 33 km e chegamos a Puerto Cisnes, "a perola do litoral" segundo eles mesmos. A cidade é bem bacana, conseguimos uma cabana na beira da praia de graça. Tinha uma vista bem ampla e bonita.

De Pto Cisnes o plano era tentar uma carona de novo ate a Carretera, pq a estrada é sofrivel. Quando estavamos esperando, estava brincando com 2 cachorros e 1 deles foi atropelado, fiquei muito mal, mal mesmo, foi horrivel. Conseguimos uma carona de uns 25km com uma familia campesina. De volta a Carretera seguimos ate Villa Amengual, aqui começa um trecho de asfalto, e iriamos acampar em Lago Las Torres. Quando fomos conversar com a dona ela nos mostrou um artigo de jornal que citava nossa passagem pela regiao (olha isso!) e que era pra gente dormir na casa dela. Dona Mirta, muito atenciosa, fez um puta jantar, ficamos conversado muito e no dia seguinte um cafe da manha excelente! Pra variar, de graça hehe.

Depois do cafe, rodamos cerca de 116 km ate Puerto Aisen. Os 90 km iniciais foram tranquilos, adentrando um vale e na maior parte descidas com poucas subidas. Mas Os 20 kms finais foram muito dificeis, vento contra muito forte. Nao tinhamos mais nada pra comer e as pernas pediam arrego. Quando chegamos, fomos atras de um hotel e conseguimos ficar no Puerto Viaje (acho que eh esse o nome), for free, e estava tendo uma festa tipica na cidade. La fomos nos comer tudo quanto eh coisa chilena. Comi ate comida chinesa, passei meio mal mas ta valendo.

De Puerto Aisen fomos ate Puerto chacabuco, pro Dirk pegar umas informacoes. No fim das contas a cidade nao tem nada, apenas um hotel luxuoso pra quem vai pegar o barco pra Laguna San Rafael e o porto da cidade. Voltamos ate Puerto Aisen e de la seguimos ate Coiahique. Foram 100km, com direito a muita subida nos 12 km finais. Nossa sorte foi que o vento estava a favor. No caminho vi uma das cenas mais tristes da minha vida. Uma casa de uns camponeses pegou fogo, e como sao em sua maioria de madeira, nao salvaram quase nada. Foi triste ver o rosto deles olhando pro que restou.

Chegamos ontem em Coyaique, a maior cidade da Carretera, com uns 60 mil habitantes. Fomos a Secretaria de turismo e tivemos uma reuniao com algumas pessoas (olha onde eu me enfio) e ganhei varias coisas, ate um pen drive (!). Estamos hospedados numa Hosteria muito massa, meio casa de campo e tal, no centro da cidade, Hosteria Coyaique (http://www.hotelcoyhaique.cl/). Novamente de graça haha. Tive muita sorte em encontrar o Dirk no meio do caminho, nos damos super bem e conseguimos cada esquema bom.
Amanha seguimos rumo a ultima parte da viagem, sserao uns 500km ate Villa Ohiggins, atravessar o campo de gelo sul e ir pra Argentina. Verei se consigo usar internet por la. Fico devendo as fotos pq a internet aqui eh beeem lenta.